26 novembro 2007

Ainda pelos tropicos


Definitivamente posso vir a chamar-me ritatropical. Venham as chuvas, os bichos, o constante suar, os chinelos, os luares cheios, os sons particulares, os mares de trazer dentro.
Conto-vos que aluguei uma bicicleta, mas porque apesar de relativamente pequena, esta ilha ser basicamente sobe monte desce monte, sugeriram uma bici com bateria,nunca tal tinha visto e fiquei adepta, mais nao se podia esperar de um mix mota acelera e btt, com o acrescento do cestinho para carregar a mochila...as mangas que apanhas no caminho...o material de mergulho,etc. Foi assim que percorri a ilha por onde podia, descobrindo recantos que so me fizeram imediatamente ter que ficar mais um dia para saborear.
Neste dia encontrei os pequenos walabis, cheguei quando ninguem estava e pude ve-los ao longe mas ai ficaram. Ate chegar um senhor que tanto parecia o meu pai, carregado com um caixote com legumes e frutas, e bastou ouvir-se o ruido do motor da carrinha para um montao de cangurus minusculos correrem ao seu encontro. Faz isto ha mais de 30 anos, diariamente, conhece os animais um por um, e e capaz de so ficar sentado a apreciar ate o sol de por. Lindo!!
A `minha casa` fava na ponta sul da ilha, onde no mapa so seguia caminho rumo a outro West Point, mas o unico local possivel de ver o por do sol no mar. No mapa tracava 8 km desde `casa`. Nao ha mais, ai vai ela aproveitando a bicicleta e mais uma vez com mp3 na sua 3940 volta, a procura do por do sol. E a estrada fez-se caminho, e o caminho fez-se trilho de terra, e a floresta comecava a amedrontar e o sol ja pouco iluminava. Tive que voltar mas sem antes tirar aquela belissima foto que aparece num texto abaixo, e a qual chamei `por do sol onde deu`. Ha um mes atras estava em Kuta, na noite, uma volta inteira da lua e aqui estou em Alma Bay, de noite. Noite de lua quase cheia, boas recordacoes e boas gargalhadas!
No dia seguinte subi ao ponto mais alto da ilha quase so para ver se encontrava Koalas, e ai estavam, escondidos do percurso mas deu para descobrir. Fiquei e pasmei e fiquei, incrivelmente so eu e eles, e nao e preciso dizer mais nada! Ja tinha ganho o dia... e seguiu-se o mergulho.
Fui,... subindo monte, descendo monte na minha bicibateri , alugar material para mergulhar mais ou menos segura destas especies tao perigosas e realmente assustadoras. Mas nao podia perder a oportunidade e fui. Procurei uma das praias que tinha descoberto no dia anterior, a mais bonita, privada, artur bay. E que foi o mergulho mais bonito que alguma vez sonhei fazer,..que me suspendeu a respiracao em cada procura de olhar, que me mostrou cores que nunca vi, formas que jamais esperei, especies e momentos que so de leve lembrar ja arrepiam... foi aqui,... tais milagre da natureza...

4 comentários:

merly disse...

olha rita tu keres k toda a gente morra de inveja é? É DEMAIS!!!!!

Sofia disse...

Aposto que gostava que eu estivesse a ir para te ensinar a megulhar como fiz no ULUWATU :) Beijinho

Kate disse...

SEM PALAVRAS!!!

my family disse...

Olá Rita, nem sabes o consolo de acabar o dia a ver os teus postais.
Estava aqui com a Kate e ela pediu para te disser que fez anos ontem e deu a festa no Del Rio.....imagina!!!!
Adoro os cangurus.... lindos e a Katinha quer um!!!!!
Bejkas
LP