29 outubro 2007

Na Costa do Peixe


E assim continuei mais um pouco para ver o outro lado desta baia de Jimbaram... cheguei ao mercado de peixe. Estacionei e pude ver a embarcacoes tipicas a serem levadas ao mar. Era quase por do sol, algumas tinham acabado de chegar, outras seguiam, sei que aquele amontoado de cores pretence a praia e da-lhe, para alem do cheiro, um respirar tao tipico e especial!
A forca de quase 10 homens descem-na a agua e a natureza das suas mulheres encarregam-se depois, sempre carregando na cabeca, de as fazer chegar as bancas. A variedade, o preco, o aspecto, o sempre cheiro envolve-nos totalmente do que parece ser um toldo baixo e gigante. Abafa, por isso nao fiquei muito tempo.

Perdi a chave da minha viatura

Jimbaram, uma costa de extenso areal, onde a um lado encontramos os hoteis de mais que luxo, a meio os restaurantes de peixe, onde jantamos com o pe na agua e mais a frente, o tradicional mercado de peixe.
Outra piscina natural, com o acrescento desta areia ser mais dura e permitir umas corridas. Nao foi o caso. Aqui, depois de passear, nadar e estar um bom bocado, dei que tinha perdido a chave da mota. No espaco de 1 km de areia passei mais de 10 vezes para a frente e para tras…sempre na descontra mas ja um bocado chateada...os gajos dos hoteis ja sabiam todos que tinha perdido a chave,.. os putos da praia ajudavam-me na tarefa...o guarda do hotel guardava-me a mota, e passaram umas boas 2 horas assim.

Ja ia ter que tomar uma decisao, e ao aproximar-me da ganda viatura vem um gajo do hotel, todo fardas e bem simpatico e oferece-se para me levar a um outro que fazia chaves... olha que fixe, nao ia ter que chatear ninguem.

O tal do hotel foi buscar o motao dele, esse sim um MOTAO, e de gaz encontramos o chaves man. No caminho falamos e pude ver que era de confianca e mesmo simpatico, e que entendia aquilo como um servico do trabalho, do hotel,...olha pa mim de hotel, ou entao viu-me 500x a passar na sua frente a olhar o chao e teve pena. Fui ao boteco, regateei mas o gajo nao cedeu, paguei e aqui estou eu de mota na mao novamente.
Menos Mal!

Cuidar pelos outros

Templos, pequenos ou grandes, simples ou pomposos, estao espalhados por todo o lado da ilha. Normalmente encontramo-los desocupados e apenas quando os deuses ou os espiritos descem a terra o templo enche-se de flores e oferendas e o festival a as cerimonias vem para a rua . Pelo pouco que li mais a conversa com a Made, cerimonias como aquela que vos passei acontecem quase todos os dias. Cerimonia para a chegada das chuvas, para o fim da primavera, para os tres meses do filho, para os seis, para o entrar na idade adulta, para `cortar os dentes`, para afastar os espiritos do mal... para dar a luz, para queimar,…e por ai fora.
So que cada vez que ha cerimonia toda a vila festeja,..toda a vila se encarrega de se por o mais bonita, de preparar a melhor comida, da melhor danca e musica, da mais forte reza, das mais caprichadas oferendas e tudo isto com um intuito: Proporcionar aos deuses e aos espiritos ancestrais, que nestas alturas descem a terra para visitar os devotos, a melhor estadia e passagem possivel. Ficam por ca 2 ou 3 dias, mas daqui a 3 ou 4 dias outros descerao por motivo diferente.... e o povo aguarda e recebe-os sempre da melhor maneira, e celebra! O que e certo e que com esta asafama do prepara e cuida da cerimonia o povo nao tem tempo para discutir nem guerrear.
Cuidar de outros esta mais alto, e assim se faz a paz!

Pesquisar por casa



Domingo acordei as dez, coisa quase inedita por estas bandas. O Sol parecia ter acordo com os ressacados, que neste dia nao era meu caso, mas a molesa de tamanho sono confundia-me o estado... bem, o que e certo e que nenhuma iniciativa foi suficiente para me levar e mais este tempo fiquei.

Se alguma vez vos disse que AFECTOS era coisa que nao tinha visto muito, ultimamente tenho-me passado a observar a docura e o discreto da constante existencia deles. Pai/ filho, avo/neto, crinaca/crianca, mae/pai... aqui apanhei-os depois da soneca do pequeno kadek. Enquanto ele dorme a mae interrompe pontualmente as tarefas que esta a fazer para lhe ir passar a mao pelo cabelo suado, ou afastar as moscas, ou so deitar-se um bocadinho com aquela bomboca.
Eu tinha pegado no livro de bali para ler alguma coisa sobre cerimonias e a Made veio sentar-se comigo. A parte final da conversa foi sobre os nomes Balineses e e isso que hoje vos vou passar. Todos os filhos das familias indus de bali tem os mesmo nomes: o primeiro filho e sempre Wayan (que e o mesmo que putu), o segundo e Made(mesmo que kadek), o terceiro Nyoman e o quarto Ketut... a partir do quinto filho os nomes dao a volta e recomecam de novo Wayan, Made.... e por ai fora. Muito mais facil nao? Esta princesa que raramente sorri tem por nome Ni Made Cyntia. Ta!

28 outubro 2007

Ate aos pelos


O tempo da chuva trouxe ainda mais calor! Sempre a escorrer, desde o acordar ate ao novo acordar.
Nao digo em casa, pois casa e so a minha, mas sinto-me verdadeiramente num espaco que tambem me pretence e ao qual eu ja sou capaz de fazer alguma falta. Gosto mesmo de estar aqui. De acordar e dar bom dia e receber um sorriso matreiro a gozar com a minha cara de sono,.. de chegar a dizer `Made tenho fome`, e ela entender o meu ar…, de pegar na mota e circular, e parar no semaforo e olhar a minha volta e ver 50 motas e 300 caras (sim, porque normalmente cada mota carrega pelo menos 3 pessoas, sem contar com a televisao ou a botija de gaz) e eu mandar um daqueles arranques a 100 metros e passar na frente tipo meta…, de parar nos mercados de rua e ficar a falar tempos com quem nada entende nem fala de ingles…e sentar no degrau da rua e ficar so a ver passar... de ir a cidade procurar e fazer depilacao( promenor de 4 maos sempre a rolar)... de ir levar e buscar amigos ao aeroporto, mesmo toda ressaca mas sempre a cantar no caminho!

Esta flor e para a minha madrinha Go, que esta de parabens esta semana assim como todos os dias das nossas vidas. Porque nao lhe liguei, mas porque pensei nela milhentas vezes nesse dia...mas tempo de viagem e assim mesmo, se a conversa e boa... fica, se a comida e boa... prova, se o mar apetece... entra, se o por do sol te consome... deixa, e se o telefone e longe... pensa e deseja com todos os mais doces e interiores condimentos o maior presente que gostarias que essa pessoa que tanto gostas recebesse, e a lua encarrega-se de o entregar por ti. Beijao coracao pa ti minha Go.

Caminhos semi particulares

Peguei no mapa e escolhi aquele lado da peninsula de bali. Vou la. Como se esta ilha fosse poupada ao verde, ainda se poe a construir cidades resortes todos super verdes, com super regas, super estradas, e o povo que quer descobrir a costa tem que andar no meio destas autoestradas de luxo! Tive que entrar por um desses resorts, como acontece para ir para todo o lado perto da praia. Normalmente podem por problemas mas nada que um sorriso de uma moca simpatica de motinha nao consiga! La fui eu pela cidadela turistica, sem com isto procurar aquelas praias de hotel, alias, nao procurava nada!
Vi agua e fui parar a um parque espectacular em cima de uma praia ainda mais fantastica. Entre dois grandes hoteis, mesmo assim livre de acesso turistico, ficava este parque que abracava a areia com umas sombras de arvores brancas deliciosas. Locais, familias, grupos de criancas, bancas de venda de tudo e mais alguma coisa,…parecia o parque da cidade, so que gratuito, com gente mais diferente e ainda mais calor. E depois de passar algum bastante tempo por ali, em banhos, em passeio, a descobrir os templos que limitavam esta baia, apeteceu-me ser ousada.
Ai esta ela a entrar pelo Melia Bali Resort a procura de uma amiga que ca tinha vindo passar a lua de mel. Mas como ela nao estava fiquei-me pelo mergulho na piscina chique e uma poltrona a dona dondoca. Foi so porque me apeteceu...

Dificuldades de net

Estas sao as imagens da mensagem seguinte.

Neste dia fui alta motard,...sempre de mp3 a ouvir boa musica do meu brother...passei por escolas, pelo polo universitario...mas era sabado e aqui ao meio dia ja estao de saida, todos fardadinhos, um dia mostro-vos, pois este vai ser objectivo de uma das minhas `investigacoes`.

Sorriso Livre Transito

Cerimonias como esta que encontrei num dos meus percursos sem objectivo estao constantemente a acontecer. Desta vez parei a mota de gaz e sai para ver mais de perto e poder talvez fotografar. Cores, mulheres lindissimas, musica, canticos entoados por homens vestidos da cinta para baixo com estes panos, tudo passava em procissao nada formal, no meio da rua por onde eu naquele momento circulava. Perguntei ao ultimo do grupo de onde vinham e para onde iam, vinham do templo maior e agora iam para casa, para as casas que tem templo proprio. Fiquei-me por ali e ele convidou-me a entrar e que podia ver de longe. Mais de uma centena de pessoas entraram para um patio humilde, e eu so fiquei a ouvir os canticos e o cheiro forte as suas essencias. O gajo voltou ca fora e convidou-me mais uma vez e eu fui, claro. Mais ou menos de longe fiquei a apreciar, mas quero-vos dizer que era a unica do que parecia ser uma familia gigante, um bairro completo, e toda a gente que me olhava sorria e dizia hi ou good morning! Foi lindo!

27 outubro 2007

Ha sempre algo a ganhar

Tempo... tempo para desfrutar, para parar, para se deixar ficar... Tempo para poder entrar e ver, tempo para sentir e usufruir. Esta e talvez a maior mais valia de estar de ferias. E e logico que mesmo estando de ferias...nem sempre se esta disponivel,... assim como quando se esta a trabalhar tambem nos e permitido tirar esse tempo para e por nos. Aqui segui as placas `parque cultural`, e entrei. O que encontrei de fisico foi um espaco enorme, autenticas crateras na montanha onde, separadamente, estao duas mega estatuas que sao apenas uma fraccao daquela que vai ser a mais alta estatua do mundo, ` maior que a da liberdade` dizem eles. E o ponto mais alto desta ponta de Bali. De espirito encontrei mais um suspiro de tranquilidade. Entrei ja a ouvir um som mt bom, mas quando cheguei la em cima era Rokia Traore que soava no meu mp3,... depois foi so andar e me deixar levar, e fui...

22 outubro 2007

Ja se sente a marca

Como se pode ser indiferente a estas caras. sao elas que estao ja a abrir ainda nao sao sete da manha. Sao elas que andam descalcas para cima e para baixo,... a imitar os pais em trabalho, no meio da floresta a brincar de guerreiros, ou distraidos duas horas com um frasco de sumo e areia. Estes sao para alem do Putu os dois rostos que ja fazem parte de mim. O Kadek e a Cintya. Vivem comnosco entre o amanhecer e o anoitecer, depois regressam a suas casas nao longe dali.

... e este e mais um daqueles momentos de observacao de onda...ha onda? nao ha onda? onde sera que da onda? Bom ter mota, pois ja que nao faco surf, lamentavelmente mesmo, ando para onde quero e quando quero. Neste dia encontramos-nos por acaso nestas escadas... so mais uma bela vista.
E um hasta la vista para voces.

Horas de Temporal

Naquela madrugada choveu 5 horas seguidas. Tenho pena de nao ter reguistado nada do temporal em Kuta, pois acordei as seis da manha e o cenario era lamentavel. Rios pelas ruas,...montes das `oferendas` deles a boiar por tudo quanto era esquina,... o mar parecia que vinha do ceu. Pude apreciar o ar desolado de uma menina toda bem fardadinha pronta para ir para a escola e a olhar o ceu, esperando melhorias para sair de casa... vi tambem entre os arbustos do Warung uma velhinha corcunda a apanhar as suas flores para o diario e cuidadoso ritual das `oferendas`, e como se lhe nao estivessem a cair cantaros em cima. Quando Chegamos a praia metade do caminho tinha cedido. Destrocos de bangalows, casas, saneamentos, tudo corria num rio que nao era rio e abria fosso ate ao mar. Onde nao havia areal agora regalam-se os meninos `deste bairo, gozando-o tipo brinquedo novo.
Mais uma falha lamentavel foi nao ter levado a maquina fotografica para o mercado de peixe. Queria so passar-vos um pouco do que vi, senti, mas principalmente cheirei... BOM... o que interessa e que trouxemos tanto peixinho bom e a noite partilhamos um verdadeiro manjar de grelhado de peixe e marisco. Aqui a nossa familia com aquela que nos acolhe Made pai, filhos, esposa de um deles e neto (Made kadek) que ja vos mostro de seguida.

20 outubro 2007

Outro lado da noite

Alguns contratempos com as motas, e a vontade de volta e meia `subir a civilizacao`, fez com que ontem viessemos dormir e ficar em Kuta.
Contrastante com a tranquilidade de Balangan...com os seroes passados a conhecer e conversar com todo tipo de viajantes, principalmente com aqueles que viajam sozinhos,( France-Sumatra, Buumy-Marrocos, Daniel-Barcelona, Robin-Australia...) ..a luz de velas,...ou a partilhar uns acordes de guitarra com o Mikky, um Japones todo shanti que dorme ao relento e que o encontro sempre as seis da manha ja em meditacao e ioga,... aparece a noite do `Ataque`. Gente e gente se produz para uma noite muito muito a frente, em todos os sentidos. Engracado e mesmo este contraste e esta possibilidade,..para quem gosta...aqui nao falta nada.Mostro-vos tambem os putos da rua. Trabalham todo o dia, descalcos, cheios de olheiras. Esta foto foi tirada as 3h da manha,.. tinha acabado de assistir a uma pequena reuniao para comparacao de lucros. Vendem, ou tentam fazer algum dinheiro vendendo pulseiras de couro. Estes tinham sete anos e um nove, mas no grupo que vi a mais nova tinha 4 anos e uma olheiras que chegavam a boca. Impressionantes rostos de desgaste, de miseria, de vida nocturna e mt mt andamento. Assusta...

Pequenos almocos em bali



Claro que vos tinha que mostrar so um pedacinho deste luxo de comida. Os pequenos almocos e o famoso `bali cofee`.
Este foi tomado a meio de uma caminhada entre Balangan e Padangpadang. A praia e a onda chama-se `Impossible`.
O que de mota leva pelo menos 20 min, a caminhar uma horita bem mais calma e saudavel!

Aqui parei num spot de luxo, onde nao estava ninguem sem ser os dois empregados que no momento jogavam bilhar. Custou dois euros para terem a nocao. Xi coracao

Respeitar o nosso proprio relogio



Tempo para descanso. Depois de uma semana intensa de surpresas e experiencias, dois dias foram tirados para `ficar`... Acordar e descer a praia... tomar alto pequeno almoco (mostro-vos de seguida)... brincar com os meninos do nosso `bairro`, este e o fantastico Putu... mergular, nadar mt, sentir o por do sol... e mais e meis.
Tenho passado altos momentos dentro de agua, cada vez mais descobertas em pleno aquario muitas vezes mais limpido que a piscina do solinca. Cada praia e uma surpresa! E a temperatura? Ja vos contei que nunca vi agua tao quente!

E Massagens... quatro maos so para mim, uma hora e meia, em cima da praia a nem cinco euros! Assim e a vida tao boa!

18 outubro 2007

Quarto novo, vida nova




Ok, mudei de quarto, mudei de warung. Agora vivemos todos no mesmo bamgalow. Ate me passei com o cheirinho bom, mistura de fresco perfume e colonia que me deixou. Tambem podem ver a primeira, e espero unica, nodoa negra caudada por um tombinho de mota. Meu joelho precioso.
Amanha partimos em descoberta para o interior da ilha. Vulcoes, cascatas, cerimonias, povos antigos, e mais um milhao de coisas boas fazem parte do nosso mapa. Ate la!


Gente de sorriso infindavel...cabelo sempre mais fino que o teu xaninha...gente que trabalha, e a maior parte das vezes so para ser util. Como o homem que nos limpa a praia quatro vezes todos os dias, ...como os donos do nosso warung cujos olhos nao param de procurar o que fazer, sempre e sempre. Esta senhora tratava as algas. As mesmas colhidas nas redes atras dos putos na foto de baixo. `Sao para os cremes de cara` disse-me ela sem interromper a tarefa. Mostro-vos mais uns sorrisos da gente que nasce, brinca e cresce na praia. Sempre dispostos as fotos, sempre o mesmo gesto de mao, sempre o mesmo obrigado nos dentes invejavelmente brancos.

17 outubro 2007

Noite de Kuta




Esta foi a primeira investida nocturna por Bali, e estas tambem so eram umas onze da noite. Na escadaria que conseguem ver, perpendicular `a rua principal, conheci, considerando este termo para com quem passei mais de cinco min de boa conversa, gente de todo o lado. Das Americas as africas, europas, e por ai fora. A Noite e de `chorar a rir` (mina). Alto andamento, altos spots, muito nivel, muita producao, mas sempre com o mesmo acolher simpatico e gratuito do povo desta ilha. Discos e pubs cheios, toda a gente de bracos no ar, mts troncos nus, jeitosos, nada de mau cheiro... mts gaiolas fetiches para as bailarinas e bailarinos mais ousados,..mts japoneses de chorar a rir...
Dormimos na `casa de kuta`, mesmo colado `a bombastica rua e onde se paga 2 euros/noite. De proposito, pois era minha intensao levantar as sete (ai meia noite) para ligar a quem no dia 15 fez anos. Mas as casas de telefoner so abriam as nove, por isso fiquei-me pela msg telemovel.
Muito simples, rapidamente improvisado com as conchas do `meu quintal`, mas vale o gesto para aquele a quem tudo devo e 'e com toda a certeza o mais importante HOMEM da minha vida

15 outubro 2007

Bons Encontros

Claro que existem locais que nao se deve ir sem ser acompanhada, mas se mais ninguem estiver para ir... acham que eu vou deixar de ver? MEDIO. Hoje perdi-me (entrei `a mitra num campo de golfe numa colina perto de casa), e claro que era a unica tola a andar naqueles caminhos tao geometricamente perfeitos,.. entre muita coisa boa desta investida, os sorrisos e as gargalhadas destas senhoras, que nada percebiam de ingles, foram loucos.
Em Canggu (o gajo aqui da net e que me diz como se escreve, e eu mantenho algumas duvidas), peguei na super maquina e fui dar um passeio incrivel. Guadaloupe,... parecido. Praias e praias seguidas de areia negra e nada de gente sem ser nativos, estes sao so alguns dos exemplares.

14 outubro 2007

Viver da Praia

E e assim... chata vida nao? Ora mergulha, ora aventura de mota, ora sumo natural, ora conversa com novo surfista (Gajas, e que isto e so gajos!!!), panqueca de banana servida na praia, massage, massage, ...
Aqui sao as `DAMAS` a decidir o jantar (tanga). Nestes spotts temos passado tambem as nossas noites, o que e indiscritivel. Primeiro porque esta sempre calor, muito calor,.. depois porque reina um silencio tao bom, nada de luzes olofotes, so mesmo o luar e estrelas... e o mar adentro, sempre. O que conseguem ver daqui muda completamente quando a mare esta cheia. Da para nadar muito, e para fazer xixi a meio da noite quando nao te apetece ir aos suburbios das baratas e centopeias.
E esta e a Joana a fazer uma ondinha. Podia ter posto algum destes gajos que me tem dado muitas boas imagens de surf, mas nao...decidi por a joanita linda.

`Falar com Deus`

Vi algum dia um filme que a gaja (ou o gajo, nao me lembro) terminava numa lagoa a fazer a ligacao entre agua e ceu e dizia qualquer coisa com `assim comunico contigo`. Pois nesta foto, se virem bem la em baixo, um pontinho pequenino, sou eu! Em abraco para todos voces!
E esta National Geografic foto, tirada por mim no templo que ontem visitamos tambem em ulu watu...ca para mim ainda vou e para fotografa (hi hi hi). Estivemos na herdade dos macacos, macaquinhos, familias macacoide toda. Aqui o por do sol tambem e atraccao, mas como o de Carreco nao ha nehum vai uma mistura das preciosidades desta fantastica terra!

Acordar com a onda na cara


A primeira noite na praia foi bem curta, pois ainda nao eram seis da manha e ja a luz me acordava. Pareceu que dormi na agua embalada pelo balancar destes bangalows. Desci a escadaria artesanal e so os locais deambulavam,... uns limpavam a praia (e nao ha nada que limpar), a menina que nos arruma a casa estava plantada a olhar a praia, tao penteadinha e fresquinha que mais parecia domingo,.. os pescadores de ouricos, algas, conchinhas e afins, aqueles com os chapeus giros tal como eu tinha no carro (esta e po guru), mantinham o ritual magicamente diario... e eu cheia de sono ainda voltei a cama, mas logo me levantei, e fui nadar muito!!! De manha fiz a primeira investida de oculos e tubo... Familia do mergulho, este e grande cenario!! basta uns metros da costa e o aquario engole-nos... muito bom! Mostro-vos tambem a areia bolina, aproximem a imagem para ver que maximo!
E estes sao os surfistas locais, demais!! Desde sempre, sem medo nehum, utilizam as pranchas deixadas pelos turistas que andam de passagem e desbravam estas ondinhas de uma maneira tao natural e tao comicamente saudavel. BOA CENA

12 outubro 2007

Ate amanha



Mais coisas que vos diga,... aqui a internet e lentissima em todo o lado, mas acabei de conhecer um espaco mesmo visinho aos bangalows, Bom!!, porque para quem prescindia de qualquer e algum tempo em frente ao computador, estas mudancas de vida as vezes trazem tambem estas surpresas.

Deixo-vos tambem com a tipica casa de banhochuveiro lava roupa e dentes, etc, aqui da zona. Nada que um bom espirito nao distraia.

Ate amanha minha gente

Maravilhas...




Maravilhas... Esta gente, claro que ainda nao vi nada, mas nao sobra vontade de ver, conhecer e saber mais. Gente de tracos mistura, muitos, fantasticamente lindos, shantis, simpaticos, timidos... e o por do sol!!

Ontem fomos a uluwatu so de passagem. Deu para algumas ondas, uns banhos em autentica piscina natural, por do sol dentro de agua e uma esplanada ja de noite. E assim foi a viagem de regresso a Kuta, noite, muito noite de mota; cerveja; alta praia, altas ondas,

.

O Meu Quarto




E eu que nem gosto de cor de rosa, ADOREI meu quarto! Claro que quem tem casa em carreco o aprecio e relativo, mesmo assim, por ser outra `minha casa`, que bem!!


Todo madeira, fresquino e mal abro a janela me assusto de boa cena! Tenho pena de nao fazer surf, mesmo... mas com tanta aventura, ainda pode ser que va parar aos corais (brincando mamy)