29 outubro 2007

Pesquisar por casa



Domingo acordei as dez, coisa quase inedita por estas bandas. O Sol parecia ter acordo com os ressacados, que neste dia nao era meu caso, mas a molesa de tamanho sono confundia-me o estado... bem, o que e certo e que nenhuma iniciativa foi suficiente para me levar e mais este tempo fiquei.

Se alguma vez vos disse que AFECTOS era coisa que nao tinha visto muito, ultimamente tenho-me passado a observar a docura e o discreto da constante existencia deles. Pai/ filho, avo/neto, crinaca/crianca, mae/pai... aqui apanhei-os depois da soneca do pequeno kadek. Enquanto ele dorme a mae interrompe pontualmente as tarefas que esta a fazer para lhe ir passar a mao pelo cabelo suado, ou afastar as moscas, ou so deitar-se um bocadinho com aquela bomboca.
Eu tinha pegado no livro de bali para ler alguma coisa sobre cerimonias e a Made veio sentar-se comigo. A parte final da conversa foi sobre os nomes Balineses e e isso que hoje vos vou passar. Todos os filhos das familias indus de bali tem os mesmo nomes: o primeiro filho e sempre Wayan (que e o mesmo que putu), o segundo e Made(mesmo que kadek), o terceiro Nyoman e o quarto Ketut... a partir do quinto filho os nomes dao a volta e recomecam de novo Wayan, Made.... e por ai fora. Muito mais facil nao? Esta princesa que raramente sorri tem por nome Ni Made Cyntia. Ta!

2 comentários:

Kate disse...

Quer dizer então k eu sou assim uma Made Kate!!!

Bj

my family disse...

Que caras lindas.....todas!!!!
LP