03 fevereiro 2008

Experienciar


Que é assim fácil fácil não se pode dizer. Viver isto é de uma intensidade tamanha. Não têm nome, não é claro, não é leve, não é passivo, não é fresco e principalmente é de uma exigência enorme. Estou claramente a falar de mim. Do que ouço cá de dentro, do que olho e não sei se vejo, do que sinto e não sinto. É enorme. Agradeço ter por perto gente que reconhece e me ajuda a compreender, que conversa, que chama nomes, que elucida no perceber que a confusão realmente existe. Que o que é difícil está por aqui, e não é certamente na cor nem na história e muito menos no mais pobre ou mais esquecido. Este foi um desabafo sem risco depois de um dia pleno de acções e revelações, e quando tiver oportunidade e algo mais concreto secreto, conto-vos tudo. Está aqui e eu a vivê-lo! Boa cena.
Amanha vou para o Sul, e devo lá ficar 4 ou cinco dias,… e se até hoje, na capital, consegui vir duas vezes à net,… digo-vos até sexta ou por ai.
Hoje fez-se aquele brilhinho cá dentro. Os meninos da ARCAR não iam ter Carnaval, então ontem, numa daquelas inspirações e teimas à mim mesma, pensei e preparei uma caça ao tesouro. Muito atribulado ontem, nada de computador, muito menos impressora, net é impensável, material, cores, roupas, acessórios.. népias, ideias…raras e cheguei ao final do dia numa fuga rápida de bicicleta e quando cheguei junto ao mar as lágrimas saltaram-me dos olhos. Tinha tentado tudo e sempre com azares, impedimentos, dificuldades. E queria mesmo preparar alguma coisa, e queria mesmo não desistir, e nisto e enquanto escurecia deram-se uns telefonemas mágicos e amigos e passei do mim ao continuamos a tentar. Enche cá dentro conhecer as pessoas assim em entrega de coisas assim! E então hoje lá fomos, e preparamos, e fizemos e foi um espectáculo! Ninguém contava com a actividade, ninguém se preparou nada de especial, apenas se deu tudo que era possível ali e naquele momento. E foi a reacção, e foram os sorrisos, e foram as corridas e o ver quem ganha, e foram as apresentações do instante, e as pistas, e o brilho de orgulho, e as danças, e o assistir e o participar e os aplausos!!!! E aquela tão especial sensação que cresce o coração
E o suor constante continua, e os cafés e cervejinhas nos finais de tarde e nos sítios mais S. Tomenses, e as festas cheias de sorrisos nos bares, na praia, na rua... e as escapadelas para as praias mais longinho, e essas descobertas. e os cocos, e os táxi mota, e as boleias, e o todos os dias uma descoberta nova, e os carros de praça cheios de gente e sempre "puxar", e amanha, hoje porque afinal vim cá tentar por umas fotos, vamos sair de viagem rumo ao sul. Levo uma unica mochila pequena, a bicicleta e a máquina fotográfica. Vamos de transporte publico e com destino Jalé (praia, bangalow, tartarugas, e logo se vê). Xi a té já

7 comentários:

SU disse...

Escrevi,escrevi e não ficou o meu comentario.
Basicamente dizia que dp de ler isto fiquei sem palavras....mt bem!!!Ritinha sempre a PONTUAR.
Bjs gds
SU
Ah!!Catarina mais uma vez antecipei-me

Unknown disse...

Ah!! Ritinha tu és única. Tudo de bom e parabéns pelo espírito aventureiro que há em ti.
Um beijinho da Zinha

rose disse...

Linda essa foto dos pés dos meninos
Parece uma anémona ou um coral!!!
Não é fácil pois não? Uma coisa é viver as coisas no sofá a fazer zapping, outra é estar lá e sentir e ver....É o absurdo do mundo em k vivemos: de um lado tudo em exagero, o supérfulo,o consumismo selvagem, do outro apenas nada e a vontade de viver...Um abraço a essa família generosa k te recebeu, principalmente a essa Mulher k é mãe, fundadora, mentora dessa obra! Um exemplo k como tantas vivem na sombra e sem reconhecimento. xi coração p esse lugar k divide a Terra a meio!

Sofia disse...

Rita um grande beiijo de força, ânimo e ideias frescas para ti nesse projecto que parece tão bom...... faz algo por mim!!!!E por todos nós teus amigos que te adoramos e que gostávamos também de poder ajudar como tu estás a fazer.... beijo grande linda....

Joana Teixeira Nunes disse...

Como é possível conseguires transmitir tão transparentemente e de forma tão real a transformação interior que S. Tomé proporciona. Fazes-me reviver isso tudo. Exteriormente e internamente, tudo o que senti, vivi, chorei, ri e CRESCI...! Força, mulher! Granda beijão e agora sim: A verdadeira AINDA MAIS preta boa! Manda grande beijinho a Maha e Catarina

Rui Pedro Caramez disse...

Olá amor...

Adoro as tuas aventuras...estou cheio de saudades da tua boa disposição.
Tava a pensar ler um livro de viagens mas este é bem melhor. No meu site www.pedrocaramez.com todos me perguntam pela minha amiga globe trotter. Beijão enorme.

Shiva disse...

E aí camarada...orgulho em você garota raçuda!!!! É assim mesmo...acreditar até ao fim....e tudo tem outra beleza...outro sabor!! Continua em força...e não t esqueças do chocolate melhor do mundo...eheh!! Bjs grandes d todos os cabeças de burro e das vacas do monte!!! Ti amo!