13 fevereiro 2008

Jale

A jalé é dos sítios mais bonitos que já conheci. É na costa sul e este deste pedacinho de terra que é S. Tomé. Alojamo-nos num dos 3 bangalows e únicos albergues que este espaço oferece. Fica longe de tudo, ninguém vive ao pé, não tem luz nem rede, não se ouve nada para além do mar e dos bichos, e tem um amanhecer único, e uma praia de assombro que se faz logo nossa, e um calor demasiadamente entranho e estranho, e um por do sol cor de areia fogo, e só se vê palmeira e palmeira e mar e mar, e sente-se o povo e vive-se o povo e ajuda-se o povo com o aqui vir ficar. Para alem dos clientes só lá fica um guarda, e são três senhores de idade que rodam neste serviço. Todos eles são velhinhos e cheios de histórias para contar. Das roças, das terras de onde vieram, da vida que levaram, das amarguras que passaram, da sobrevivência que os aguenta, da mais pura dedicação ao trabalho que ali é cuidar e servir o melhor possível o cliente e a comunidade de porto alegre, e a maior parte das nossas conversas foram passadas em noite cerrada, nem lanterna, nem vela, só mosquitos, sobre uma das mesas de pedra quase em cima do mar, e tão bom de o imaginar. De manhã e ao jantar, 7h e 18:30h respectivamente vem-nos trazer e preparar o pequeno almoço (mata bicho) e o jantar. Vem de mota e vai rodando pelas famílias da comunidade a preparação destas refeições. Assim todos podem participar e todos podem ganhar. E é simplesmente delicioso. Preparam-nos a mesa e acendem as velas e convidam-nos a entrar, e aí dizem-nos o que nos prepararam, sempre a sorrir, e é de certeza o melhor que podem fazer, e é com tanta dedicação e humildade que nenhum preço poderia chocar. A noite custa 12,5 Euros com o fantástico pequeno almoço incluído, cada refeição é 5 quando é levada de mota e 4 quando vamos faze-la à casa das pessoas como aconteceu nos almoços nos dias em que lá estivemos. E a comunidade, toda ela analfabeta, tenta assim autosustentar-se,...toda a gente deve ter espaço e é educada para participar. Entre a produção e a venda de produtos da terra, a exploração das actividades e dos recursos naturais, a participação no desenvolvimento do turismo,... e este sitio torna-se tão próximo e tão seguro, sente-se que tudo colabora, que todos se preocupam, e é tão imediato e justo o contributo que nós podemos dar e tão perto e cru o obrigada que se sente no ar. Para contrastar com esta realidade e mesmo em frente, para ser mais claro o choque, está o Ilhéu das Rolas e o Pestana Resort, e sobre ele falo-vos mais à frente pois também já lá fui cheirotar.Jalé. Como é possível ainda me surpreender com as praias? Como é possível este mar azul e quente, estes areais sem marcas, este envolvimento gigantesco, esta só natureza. O único lixo e não sei se assim o chamo de bonito que é são as acumulações de cocos e folhas das arvores, e são autenticas obras de arte, e ninguém... Descrevo-vos o imenso verde como se por aqui tivessem pulverizado a porção mágica, e então tudo é gigante,... tudo é muito, é imenso e é enorme,... e nunca mais acaba, ... e tudo se encaixa num manto denso de formas e cores variadas e tão vivas e tão perfeitas. Mais ou menos assim é como o vejo e como o encontro cada vez que olho ou mudo o olhar. Aqui e logo no primeiro dia conhecemos o Miguel e o Henrique. Fomos chamados ao mesmo tempo para jantar e quando chegamos à mesa cuidadosamente preparada vimos, à luz da lamparina, que íamos jantar juntos e então juntos fomos continuando, e hoje, uma semana e dois dias depois ainda continuamos em investidas pela ilha.Um dos amanheceres na Jalé foi com o chamamento do Vado “Rita, querem vir ver tartarugas”. Eram perto das seis da manhã, eu a Bárbara e a Mina (angolana que tínhamos conhecido umas horas antes), levantamo-nos em fomos abrindo os olhos à medida que caminhávamos no areal. As investidas nocturnas à procura das tartarugas tinham nos feito ver e estar com algumas, mas a escuridão da noite e o ar abafado e as lanternas gafas e o cansaço do dia parece que camuflaram o espanto. Aquela névoa do dia a nascer, os sons únicos dessa hora, ainda o sonho que trazíamos da noite (aqui sonha-se sempre), a brisa suave que quase nunca se sente,...e o seguir o Vado e o senhor do balde na mão, e começar a ver de longe aquela massa bruta e o encontrar a tartaruga!! Um dos dias de investida pela cidade tinha visitado exaustivamente o museu nacional, e numa das partes menos interessantes, a das tartarugas, lembro-me de ter pensado como era bom e sorte encontrar uma daquelas maiores e mais raras, as tartaruga ambulância.
Aquela que vimos desovar e descer novamente ao mar talvez tenha subido a ultima vez à mais de 50 anos!!! Tinha mais de uma tonelada, e as medidas já não me lembro. Como é possível não sufocar cá dentro tamanho privilégio? Toquei-lhe, senti-lhe, acompanhei-a na descida e entrei com ela no mar. E senti as lágrimas a formarem quando a vi subir a cabeça já dentro de água como em despedida, uma e outra vez, cada vez mais longe, até daqui a mais 50 anos! E fui ver as trataruguinhas a nascer, e peguei-as nos primeiros passos e fui deixa-las ao mar. E cá dentro levo o mais tanto para vos contar.
Nesse dia ia-me embora com a Barbara mas a Mina seguia para uma noite nas Rolas. Ponderei e ponderei e decidi aproveitar a companhia e fui. Sai da Jalé para voltar. E hoje, e apesar de estar bem em tantos outros lugares da ilha, digo-o com mais vontade ainda.