22 junho 2008

Oh pa! Que e feito de mim?

Minha gente mai linda!
Terminou hoje a segunda sessao de verao aqui em “nuestra cabana” . Temos o fim de semana inteiro de descanso ate a chegada das proximas participantes, e no meio deste arranjei um tempo para vos vir por a par das minhas andancas por estes lados!
Sou um dos 15 elementos de Staff que gerem e dinamizam um dos quatro Centros Mundias das Guias, “Nuestra Cabana” – Mexico. Na equipa actual, entre Staff e voluntarias, estao guias do Mexico, da Argentina, das Honduras, do Japao, do Reino Unido, Canada, Estados Unidos e Africa.
No meio de uma cidade enorme como e Cuernavaca, a nossa casa e um pequeno grande oasis. Os espacos verdes e os jardins sao imensos, assim como as flores e as arvores; os esquilos, os passaros esquesitos, os colibris, os escorpioes, as pequenas iguanas, as borboletas gigantes e os seus sons a toda a hora e instante fazem com que haja sempre espaco para respirar; a piscina deliciosa; o lugar da fogueira; o campo de voleibol, o de tenis, o ringue ao lado do escondido bosque; Mixcoaqueli (a sala dos encontros); Crafthouse (artes manuais), e bom tempo! Sempre!... e entao, quanto tenho pausa nas tarefas, ha tanto de isto a usufruir que reduzo sempre o tempo de net ao consultar o mail e ver se encontro alguem para conversa rapida em portugues.
Em Ingles e espanhol,ate ja conto e sonho assim.
As “sessoes de amizade”, assim se intitulam, tem a duracao de nove dias. As participantes sao maioritariamente dos Estados Unidos e da America Central. O nosso “servico” comeca as sete e meia da manha e vai ate as dez da noite, e durante a semana temos 2 manhas e 1 tarde livre. Para alem das tarefas gerais, a meu cargo estao as actividades de servico; salva vidas (piscina hehehe) e “mais de saude” (Hidro e Yoga as seis e meia da manha).
Bom.. por hoje ja chega de informacoes grandes. Passo entao a um cheirinho do pessoal!
A verdade e que ja tinha saudades!
Guias! ...De pensar e organizar actividades, agora em equipa internacional, e eu com o meu ingles porreiro pa!; de lhes ver o brilho nos olhos e os sorrisos de desabafo; das recompensas e reconhecimentos secretos; do adormecer a pensar e acordar a escrever; de aprender e apreciar e reflectir sempre em jogo; do soluco ca dentro e da lagrima incontida nos abracos... e na hora da despedida; das palavras que nao tem voz; das cancoes e da fogueira; da farda, do simples fazer-se milagres; do nao ser preciso quase nada para ser tudo... Guias!
E rapidamente... sobre coisas que fazemos por aqui: as sempre Grandes actividades de “campo”; mais excursoes varias que me levam a passear muito por Chochicalco, Taxco, Tapozlan; mais servicos a comunidade com ONGs Mexico, criancas, idosos, construcao de casas; aulas de Salsa e noites de Festa com comida t e musica ao vivo, tudo Mexico, Mexico, Mexico ...

E entao por agora me fico! E deixo este espaco todo para saber de voces, que me fazem uma falta do carago mas em 4 semanas ja estou ai. Xi

2 comentários:

Sofia disse...

Pronto.. até que enfim :) Já tinha comentado com a Su que íamos ter que comprar um livro, dado que havia falta de escrita da tua parte para podermos ler :)

Volta rápido, se quiseres liga a amigo Jaime para te ir buscar antes de voltares. Para dares umas voltas na cidade do México :)

Shiva disse...

Como consegues viver....ou melhor...sobreviver...nesse marasmo...???? só faltam aí as comemorações dos 750 anos da nossa cidade...na graça do senhor...seja ele quem for...!!! Aleluia...salvé!!