01 junho 2008

A minha primeira estrada

Peguei no carro na fronteira com as Honduras, e conduzi as tres horas suficientes para passar e chegar a El Salvador. Apaixonei-me mal entrei e segui pasmada e atraida enquanto passeamos pela principal estrada que cruza o este sul verde tao novo para mim. A paisagem fez-se de prados e montanhas e vales e planicies,... a estrada quase sempre deserta e bem desenhada a marcacoes amarelas, ... e os meninos a aparecerem do meio do nada “quem sao estes?” com gigantescas iguanas apanhadas ahorita no meio do mato,... e os cavalos e seus boadeiros,... e os ranchos e as manadas reconhecidas dos filmes de cowboys,... e sol e ceu azul,... e casebres de quando em quando, simples, deslocados nas encarpas dos montes,... e os abutres (ja vos contei mas pasmo cada vez que os vejo), negros, gigantes, amontoados nos cadaveres dos animais deixados nas bermas das estradas,... e os camioes a passarem sempre abrir,... e a musica a valer e eu de braco na janela, quase deitada (como me diz sempre o mando), a desfrutar da viagem e a estar onde cada olhar consegue chegar.
A frente apareceu, desenquadrada, um alto e velho edificio azul e branco, com passagem pelo meio e centrado entre estramines improvisados e tendas de venda de tudo e mais alguma coisa e 500 homens com ar agressivo correndo para nos e a falar tao rapido que nem eu, com o meu corrente espanhol, consegui claramente entender. E o ganha pao desta gente, ajudar a tratar das legalidades dos turistas, ou trocar dinheiro, ou alguma coisa que seja e lhes de um ou dois dolares pa viver. Mas sao tantos, cheguam feios, e a Kathy fula vermelha de stress nem me deixa entender muito bem. Passou-me tudo para as maos, o meu espanhol ajuda, e o que e certo e que ja estamos no mexico e correu sempre simples. Ate gostei!
Entao, passadas umas boas 2 horas entre papeis, e esperas, e trocar de cabines de atendimento, e mais desabafos, entramos mesmo em El Salvador.
A noite ja quase se fazia e entao procuramos um sitio para dormir, que pela cara do mocito e aspecto geral da clientela, deveria ser um hotel de encontros prosmiscuos e ate mesmo suspeitos. Mas nos passamos uma noite muito boa e acordamos frescas as seis da manha seguinte. Siga pa praia!
Paramos em La Liberdade para umas compras no mercado (sempre o melhor lugar para se ver como isto e) e para provar o tradicional ceviche no molhe desta terra pescatoria (especialidade de marisco). Puiltzer, cerveja local! Percorriamos a estrada da costa subindo El Salvador, viramos para Playa El Tunco. Deviam ser quase meio dia!
O sol nao se via ainda, e a luz cinza brilhante pintou de ainda mais magica a nossa chegada a este pueblo de praia. So uma rua que chega a areia, de cada um dos lados hospedagens de madeira, nada novas, mas cheias de cor e pranchas e camas de rede. E a gente do mar descalca, e encontrada, a preencher de humano bonito o sitio onde iamos viver estes tres dias.
Eu adorei esta costa. Toda de areia negra, e seixos e rochas gigantes, negras vulcao, e os pinhascos verdes com vegetacao diversa e selvagem, e os pelicanos a fazerm parar o olhar de cada vez que atravessam este ceu (migram desde a amazonia ate ao canada, tambem podiam apanhar boleia com a Kathy mas acho que fazem falta onde estao), passam em formas lentas e perfeitas, subindo e descendo quase ao nivel do mar, e eu acompanho o quanto posso esta surpreendente imagem,...
...e as barracas de madeira e palma, que parecem que tem anos, velhas, corroidas pelo mar, mas que pertenca destas praias, e sempre com redes e um ou outro pescador a tratar da sua linha, ou a mulher a acender a fogeira para o caldo ou as tortilhas. Aqui vive gente, quase nao encontrei turista em terra, so surfistas no mar. E o lixo ja limpo do mar ou do rio, sempre, ja fazem parte da paisagem. Nestas 3 noites que passei aqui choveu e trovejou e fez nedaval como nao me lembrava. Contive a respiracao por muitos momentos.
E entao amanhecia calmo, e o mar fazia-se de mais escuro, e os rios transbordavam do que devia ser “merda”, e tudo chegava ao mar, mas eles, os surfistas, muitos, bons, estavam la sempre, o que, parecendo que nao, limpa, possibilita, permite. Nos rios sempre gente, a lancar fios de rede que no final abrem que nem paraquedas, e la andam horas e horas, na agua imunda.
... a nossa casa...
A agua é ainda mais quente, ou eu ja perdi a noçao destas temperaturas. Mas entrei neste mar poucas vezes, o tempo de agua passei-o quase todo na piscina, do hotel, muito luxo, limpida, cheia de cloro, so pa mim.
À noite sempre festas, ou só violao, ou treta e boa musica, ou baile com banda vestida de camisa as flores e tudo, ou so silencio e respeito pelo brutal som que os raios faziam ao chegar, ao que parecia e ao que se ouviu por ai, gandas raios!
Conheci algumas pessoas, ouvi outras historias, apreciei mais promenores, o que fazem de El tunco e El Salvador outra página ainda em aberto. Lembrem-me pa vos falar da senhora do tasco e da história que começou com os sapos e foi parar à vida toda e pessoal dela... e da Alba, a menina que limpa oa nossos quartos, e o Roberto, O brasileiro que cá esteve 40 dias...
...Hoje chegei ao mexico. Cidade S. Cristibal de las casas. Frio. Linda, linda, mais surpresa. Mas ja passei Guatemala, e tanto senti que queria ficar.
Tudo me susteve a respiracao e me encantou, e foi um espaco de 24 horas, mas como me apertou o chegar a fronteira. E sempre a conduzir. E cada uma destas palavras que nao dizem quase nada esconde centenas ou milhares de experiencias, de pensamentos, de visoes, de viagens que logo que possa escrevo.
Aquele abraco pa gente que adoro!

5 comentários:

SU disse...

Ja te estou a ver a conduzir, so falta o tecto panoramico.
Essa tua viagem, esta a ser mt, mt boa.
Bjcs.
SU
Vou estudar para ver se sou mestre :)

rose disse...

Riiiiiiiiiiiiiiii se puderes não deixes de visitar o mercado de Oaxaca o grande "tiangui", um dos mais belos do mundo e o mais autêntico do México, segundo Pablo Neruda...È lá que as várias tribos de índios vão vender o seu artesanato. Deve ser fascinante!!!
Quem me dera ..... que inveja!!!
bjinhos

rose disse...

E PARABÉNS À SU!!!!!!!!!!!!!!!

BEIJINHSO GRANDES

Shiva disse...

Anda-me buscar....por favor.......

Shiva disse...

Ah....se hablas tán bien espanholio como hablas muy bien inglés...mira chica....todo bién...de marabilla!!!