28 maio 2008

El Salvador, Playa el Tunco

Sim!!!! Cheguei bem e fiz uma viagem linda!
A saída de Granada fizemo-la quase ainda de noite, e à medida que íamos deixando para trás a cidade, e as cores, e os praí 2 semáforos viam-se os primeiros sinais de luz, e as pessoas a acompanharem este coberto romper do dia… e nós…tranquilinhas.
A paisagem fez-se terrea, mais castanha, mais seca, e as manadas e os boiadeiros comecaram a aparecer, e os abutres a comerem os restos do gado deixado nas bordas da estrada. Tres horas se fizeram até à primeira paragem, somente para comer uma destas “tortilhas” especiais num tipo roulote de uma terra sem quase nada de bonito. Seguimos até Esteli, ja norte Nicaragua.







O verde dos montes e os seus recortares em forma de nuvens desiformes, a aprecerem uns atrás dos outros, pequenos, enormes, volumosos, preencheu o a nossa conducao até “la casita”, um spot especial de uma quinta toda biológica e escolhido previamente pela Kathy ( e como ela tem brilhado nestas escolhas/sugestoes), para tomar o terceiro pequeno almoco. Seguimos subindo montanha, descendo montanha, sentía-se mais ar, mais fresco, a estrada continuava ideal para viajar (máximo 80kh). Depois adormeci, claro, e acordei ja na frontera com as honduras, era meio dia e dez. Calmissima, dizia a Kathy super contente por termos escolhido e encontrado tao pacífica esta primeira barreira de pressao.
Mesmo assim saímos, já da entrada nas honduras, eran 3 da tarde (pacifico ha?)
Agora a senhora esta a expulsar-me pois quer ir pá comezaina, e eu vou a um coktail por do sol nesta Playa el Tunco, alto spot surf, Cidade la Libertad, El Salvador.
Abraco salgado em mar pacífico desta america central

25 maio 2008

hasta luego


Aqui sao cinco da tarde e quando forem cinco da madrugado partimos de Granada.
Encho o coracao de saudades do tao precioso tempo que passei aqui. Que BOM!
Em conhecer mais e aproveitar tanto e sentir o apertozinho da saudade, passei estes dias desde que me decidi a ir.
Foram algumas as pessoas que vos falei e apresentei, outras tantas, e tao grandes, que nao tive oportunidade, e estas, amigos e amigas, que tenho imagem pa vos mostrar.
Hasta luego

A boa gente da minha casa








Eu própria, Ivan, Finn e Alan

Eu, Mae. Allan, Finn, Kathy e Jonh

Feliz Pedro, o artesao da rua

Carla, salva vidas

Regina, professora voluntaria

Magali, a doutora e Esperanza da pulperia


Massaya












mais nicaragua



you puedo







23 maio 2008

Faze-lo por terra

No domingo cheguei de Ometepe,… bus, lancha, taxi e boleia de camiao foramos meios que me devolveram a Granada, depois dos 4 dias na “aldeia meio selva”.Era tardinha, e atravessando a cidade de mochila, reencontrando o sereno estado viajante, cheguei a casa! Dois novos “Guests” tinham chegado, O Javi (Cubano) ea Kathy (Estado Unidense – esta pa Barbara). Em serao familiar, alguns envueltos em procurar na Net a minha viagem Nicaragua– Mexico, para daqui a duas semanas, e os precos cada vez mais altos a deixar-me chateada e sem me apetecer decidir. E mais ou menos alheia à conversaa Kathy perguntou-me para onde quería ir, e quando deveria la chegar. Mexico,cidade de Cuernavaca, dia 4 Junho. E com uma naturalidade contente pregunta “naoqueres vir comigo? Eu volto a conduzir para o Canada, saio próximo domingo, e achoque podemos chegar onde e no tempo que precisas! Ajudas na gasolina e na conducao e tentamos arranjar mais gente que queira faze-lo connosco ”.
E entao é isso mesmo… pulgas! Como foi aparecer assim esta proposta? Como me foi ter a casa? E tanta coisa me vem à cabeca contornando aquilo que pensava estar definido… um mesinho aquí, aulinhas, viajar por estas terras, viver, depois apanhar um aviao directo Mexico, alguem pa me ir buscar, início de outro voluntariado, uns dias livres no final… espectáculo!!
Bom, falei com a Donna e com a docura de sempre me diz que nao queria que fosse já mas que devo aproveitar a oportunidade, e quer certamente que regresse,… e com a Lilly, onde estou hospedada, que me devolve algum do dinheiro que ja paguei da renda, e que tambem só devo ir… e com o pessoal da casa, que nem hesite. E voces minha gente? Que me dizem?
A cena de andar na estrada, conduzir, pegar no mapa e atravesar S. Salvador, Honduras Guatemala, Sul do Mexico…, parar, estar e conhecer alguma mais muita coisa! Temos 11 dias para fazer creio que 2500km. A Kathy já fez este percurso há 4 meses, quando desceu para acabar a sua tese de mestrado (estudando as aguas daqui). Faz surf, o que nos conduz às praias, é bem disposta e a “minha gente daqui” fala super bem dela. Eu aprecio o seu ar descontraido e sempre sorridente.
Resumindo… a pesar de alguns anseios e de ainda vos querer ouvir, acho que vou! E entao, mais que nunca, mandem daí os anjinhos para cuidar da gente, para que as tormentas se saibam sempre de longe, para que as aventuras continuem a fazer-se de suspiros de espanto e de feliz, para que o tempo se entregue sereno e possível, …e para que a rede de telemóvel funcione nesses caminhos.
Nao é para isso que estou aqui? Para poder simplesmente ir? Nao é assim que eu sou? Somos? Xi Mundo

22 maio 2008

Duas semanas

Vou guardar o que mais puder para quando estivermos juntos, pois daqui abarrotam os pequenos momentos inesqueciveis, os pormenores, as conversas e os silencios, os instantes, as procuras e os encontros, os ceus repentinamente cobertos de negro, e nem por essa sombra vos estou a conseguir passar, pelo menos como gostava. Mas todos esses tesouros estao aquí e vao surgir, vao surgindo, com certeza!
Aquí estou, sao oito da noite, escrevo de um computador emprestado, estou no patio de cima, azul, o ar passa vindo de todo lado, a ventoinha precisamente em cima de mim contribui, a mesa verde, as luzes do ceu a apontar trevoada, o som das palmeiras no vento, música mesma do mp3, la em baixo o Alan a fazer o jantar, Kathy no computador instalada na poltrona do fundo, a Finn, ja quase recuperada, a espera da Magaly, o Jonh a chegar com a comida típica e barata embrulhada em folha de bananeira, o Javi acaba de chegar da experiencia do ginasio, ensopado mas tao feliz, comprou uma aula por 1 dólar, escolheu luta e la esteve ele e o mestre que da tudo, e a Mae na rua, tomando umas cervejas com alguem que conheceu ontem. Ontem tambem escrevi, no meu livro, e por mais que saiba o importante que me e nao me tenho dedicado, mas ontem fi-lo, no meu quarto, a luz de velas aromaticas. Entao recolhi algumas das coisas especiais que fizeram parte destas duas semanas, e entao, mesmo em forma de tópico, vou deixa-lo aquí e pode ser que algo chegue daquilo que eu gostava de vos fazer chegar:
O banho na noite em que subi o vulcao. O mar estaba delicioso, a lua quase cheia, as minhas primeiras estrelas da America Central, o silencio e o cheiro da noite…;
A subida ao vulcao;
As pessoas com quem vivo e todos os momentos em casa;
A voz e a lingua mais doce deste povo, e os sorrisos mais bonitos, mais espontaneos, mais instantáneos, mais improvaveis, mais encantadores;
Os 1839 mergulhos da jangada na Laguna de Apoyo;
Conhecer e rir com a Donna; e sonhar tambem
As inspiradas escritas nos espacos e momentos tal (tarde amarela, néctar, quarto, amanhecer na Praia…)
As trocas, os tocares, cada segundo com os meninos daqui, os seus “gingares” habilidosos, as gargalhadas de contentes, as maos, …
As pessoas, tantas que gosto tanto;
As compras, desde as verduras no mercado as sapatilhas ou ao telemovel, sempre de rir;
As imersoes na piscina, as boas conversas com a Lilly e a Regina la em casa;
O exprimentar estes spotesinhos tao natamente lindos, os cafes, os museus, as igrejas, os clubes, os bancos do passeio, as cadeiras de balanco na noite da rua;
Por hoje e tudo minha gente, recolho-me a cama de rede! Xi

pelas escolas















20 maio 2008

Meio da Nicaragua

Heia gente boa!
Por aqui o tempo apressa em seguir,... ensopado, alagado, com cheiro depois da chuva, e com saudades!
Prometo escrever muito em breve, muito.
Até já de sorriso estampado esperando vos encontrar aqui, Xi

Ultima Hora: Os "Zés Pereiras" Nicas acabam de atravessar a rua, pára tudo!

Balgue, Finca Magdalena, o regresso