05 dezembro 2007

ATE JA

Andre; Ana Guida; Ana Oliveira; Ana Queiroz; Barbara; Ba super mae; Beu; Cate; Camila; Caramez; Dani, Kate e L.P.; Eureka; Gena; Gil; Go; Helder, Susas, David e Tiago; Isa; Joana; Juliana; Leal; Lurdes; Luisa; Minha Mami; Maria; Marta; Miguel; Nuno; Olivia; Papi e Joaoa Afonso; Pedro; Pedro bali; Reco; Sara; Sara minina; Sara bali; Shiva; Sofia; Su; Tiago; Tila; Xana; Zita, e mais todos voces que acompanharam a primeira etapa desta minha viagem,.. o meu xi mais que coracao e um obrigada tao especial, por todas as palavras essenciais, por todos os risos e sorrisos, por todos os olhares curiosos, por todos os pensamentos voadores e encorajadores,... pois todos voces estiveram comigo em cada passada dada nesta outra ponta do nosso mundo.
Assim vos digo ate ja, em termos de blog, mesmo nao sabendo muito bem onde... Africa, India, America Latina, veremos para onde me leva o bom vento... Rita

04 dezembro 2007

Estou a chegar!!!

Ja nem respiro so de pensar que estou mesmo quase a chegar... entretanto claro que nao tenho parado mas a minha cabeca ja vai mt `para onde me leva o coracao`, e e para ai que eu vou MINHA GENTE!! Ate ja!

Legendas quase rapidas

Depois de uma noite em Manly, NOITE,,, passei a manha e o dia a descobrir o lado norte de Sydney. Manly e zona de surf, a cada passo se encontram escolinhas com milhares de criancas de licras azuis e vermelhas a encher a agua de cor e a praia de `berros`. Mas para alem da praia facil foi descobrir a baia, e a agua deliciosa para nadar, e o fundo perfeito para mergulhar. E depois de uma manha cheia de sol, e ja quando trepava monte, as nuvens, os relampagos e a chuva apareceram, e eu tinha mesmo parado num spot particular especial para um almoco na baia. Este e o harbour de mamly, e foi onde cheguei ao por do sol para me encontrar com o `fixe Pena nao ter tirado fotos daquela hora, mas imaginem um final de tarde de domingo, chegar onde nada conhecia, ter que procurar quem ja nao recolhecia, e este lugar estar cheio, cheio de luzes, de musica, de gente linda, so trintoes surfers, tudo em boas conversas, bons copos e boa energia de principio de semana. Mas mesmo mt povo em autentica festa... tal e qual os nossos domingos hem?
E mais uma vez descontraida, a ultima da hora, liguei para a eilith a ver se sempre gostava de ir passar um dia as blue mountais, ela disse que sim e marcamos para as oito do dia seguinte na central estation, perfeito! entao o cenario que se apresenta de seguida sao as colossais blue mountais. `.A duas horas da cidade, num comboio 3 andares, aqui fomos nos rumo ao `countryPassamos 5 horas no meio das montanhas, entre trilhos e caminhadas, paragens e gargalhadas, descansos e escaladas, completamente absorvidas por aquela imensa massa de natureza. Foi lindo! Claro que perdi os meus oculos numa mina onde paramos para as fotos, e claro que so dei por ela ca em cima, depois de uma viagem de subida completamente na vertical, ao som de indiana jones,que durou 2 min mas que custou 10 dolares. O que e certo e que os senhores simpaticos la me deixaram descer e subir e quando me viram cheia de estilo com os meus glasses ficaram todos contentes. Fizeram a boa accao e eu viajei 3 vezes pelo preco de uma, e ainda tenho os oculos mais que super hiper resistentes!! O dia estava espectacular, a paisagem foi de assombro e a nossa investida de coragem,.. e estivemos onde era suposto estar, apreciamos cada passo na floresta, inspiramos cada um dos ioes negatif, tentamos captar em fotos todo este manto verde e azul, e aqui sou eu e as `tres irmas`, que diz a lenda serem tres bruxas convertidas em rocha, isoladas e expostas ao povo, paea sempre, neste miseravel estado...e as tres horas estavamos esfomedas. Completamente.Entao aqui aparecemos nos, em plena siesta em frente a um hotel de luxo, depois de um almoco divinal numa casa vegetariana, linda, no meio desta terra de noma katoomba!

01 dezembro 2007

O que ja vi

De proposito, claro, para o meu pai, joaoa afonso, irmao nas africas, a barbara, a isa, e essa gente que reconhece estes gestos de tao familia.
A casa onde estou fica a 10 min a pe da praia de Coogee, que vai dar para nadar tanto, quando ja tiver visto e sentido suficientemente a cidade e quando esta chuva que chegou so para enervar parar... e mais sorte... depilacao - take dois, tambem com uma portuguesa conhecida da prima Sao... Entretando, de investidas se faz a semana. Corri todas estas praias, e baias,e Harbours, e passei a monumental ponte, e passeei pela costa norte, mais praias, mais bairros e casas de luxo, mais parques centenarios, mais corridas de cavalos, mais Opera House vista de todos os angulos, e o Rocks, e algumas das ruas adentro nesta tao `alta` cidade......Aconteceu depois de uma manha de mercado do peixe (que de parecido ao de Bali so tem mesmo o nome), e uma tarde de descoberta e orientacao mapa cidade, ... e passo-vos o contente que fiquei com uns contactos que me apeteceu fazer, enquanto parava numa bela praca, e de onde surgiram uns encontros tao bons como surpreendentes Liguei para uns amigos que conheci durante a viajem, mais precisamente quando percorria terras do norte, e que vivem aqui. E tal sorte encontrei a Eilith (Escocesa) na Martin Place e tivemos a tarde toda numa de gargalhadas e copos e alguns planos possiveis para a semana,... E mostro-vos a catedral,... e mais uns miradouros secretos desta terra... e dos unicos onde so mar se adinha pela frente,... e eu na torre central,... E mais uma vez a imagem da cidade construida sob a natureza. Em cada esquina se encontra um jardim, por tras de cada palmeira se vislumbram predios gigantes. E as arvores carregadas de morcegos, que de longe parecem frutos, gigantes. E este contraste,......este meio cidade meio selva, meio tudo meio nada, onde tudo e limpo, tudo e civilizado, tudo e plenamente organizado e sinalizado, tudo e facil, ou parece, e ao mesmo tempo seco de historia, de tradicao, esta e um pedaco da australia que levo de imagem
E o `Fixe`, outro amigo com quem sai algumas vezes em Bali, liguei e vou estar com ele ja amanha, num por do sol em Manly, mais uma data de amigos mais que super lindos numa experiencia de social em autentico OZ !!!

Sydney, recta final

Assim me encontro na recta final desta primeira corrida.
Cheguei de noite e desta vez acordada vi a cidade do ceu. Minha nossa quanta luz, desbulbrou e cativou e chegou a fazer rir quando cheguei a porta do aeroporto... semelhante transito, correrio, buzinas, telemoveis, semaforos... plenas onze da noite.Vim ficar com a familia de uma prima da minha mae, Saozinha, que emigrou para a australia ha mais de 40 anos e que aqui fez familia, casa e vida, e apesar das idas pontuais a portugal, por aqui ficara, assim, saudosamente, acredita. Entao vim pousar na casa do Emigrante, no verdadeiro sentido, e tinha que ser mesmo numa viagem destas para isto acontecer. Fui e estou a ser mesmo tao bem recebida, e a minha cabeca e a minha consciencia tem viajado por onde nunca imaginariam passar!
Nao nos conheciamos, nunca tinhamos falado, esperava no aeroporto e relaxada como me encontro, sabia que nao ia ser dificil o identificar, e ao aproximar-se o carro da cor que tinham dito (porque marcas comigo nao vale a pena), o vidro baixou e eu vi os olhos da minha avo rosa, os olhos da zita...foi dentro o arrepio.
Sao tao delicioso estes primeiros conhecimentos, o chegar em casa, e ao quarto, e ver tudo preparadinho,...o apresentar a familia, o aperceber tentar acompanhar e entrar no ritmo da vida destes, as conversas de inicio, as lembrancas e os lacos... e o que e certo e que acho que estamos todos a desfrutar de um muito bom encontro!
Os dias em que nao trabalharam levaram-me a passear, os seus tempos de descanso fizeram-no comigo, mostrando-me com relatos pessoais a sua Sydney,.. e mais as comidas deliciosas, e o sempre `ta tudo bem?`, e o respeito e ao mesmo tempo admiracao mutua nas nossas diferencas, incansaveis,... simplesmente acolhedor.
E sempre o anjinho comigo,.. desta vez e o Luis (marido da Sao) que me emprestou a maquina fotografica, e hoje ainda nao ha nada porque nao encontro aqui a entrada USB, mas amanha ou depois mostro-vos esta potencia...